Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31860

Compartilhe esta página

Título: Jogos como metodologia de ensino: um importante potencializador da aprendizagem ou um ótimo passatempo?
Autor(es): MELO, Helisabety Barros Mendes de
Palavras-chave: Jogos - Maceió (AL); Aprendizagem; Passatempos - Maceió (AL)
Data do documento: 19-Jun-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A presente pesquisa de cunho qualitativo, caracterizada como estudo de campo, deu-se por meio da observação e aplicação de um questionário contendo perguntas abertas e fechadas junto aos docentes capacitados(as) para atuar na Educação Básica e que, prioritariamente estejam vinculados(as) às escolas da rede pública municipal de Maceió/AL, parceiras da Mind Lab na aplicação da Metodologia do Programa MenteInovadora, com o objetivo de investigar a concepção desses(as) quanto ao uso dos jogos como metodologia de ensino. As análises dos dados geradas fundamentaramse na Análise de Conteúdo (AC) em Bardin (2011) e revelaram que os(as) professores(as) participantes da pesquisa reconhecem o valor educativo do jogo com ênfase no papel mediador do(a) professor(a). Além disso, evidenciou-se que esses(as) professores(as) valorizam mais os saberes cognitivos, voltados aos conteúdos curriculares, no trabalho com o uso do jogo do que aqueles saberes sócioafetivos e os relativos às necessidades psicomotoras dos(os) seus(suas) educandos(as). Nesse contexto, podem-se destacar três aspectos a serem considerados em relação ao uso do jogo em sala de aula por esses(as) educadores(as): a falta de compreensão efetiva de que o jogo colabora com a educação científica em geral, o reconhecimento de que a utilização do jogo cria um ambiente divertido que desperta o interesse do(a) aluno(a), motivando aqueles que dele participam para aprendizagem e a valorização do(a) educador(a) nesse processo, considerando-o essencial na condução do(a) educando(a) aos seus objetivos de aprendizagem.
Descrição: MELO, Helisabety Barros Mendes de, também é conhecida em citações bibliográficas por: FONSECA, Helisabety Barros Mendes de
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31860
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Helisabety Barros Mendes de Melo.pdf1,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons